Como corretor brasileiro em Orlando, uma pergunta que eu recebo de clientes é sobre o processo para compra de uma casa em Orlando, então resolvi descrever como isso funciona para que todos entendam que a compra de um imóvel aqui é algo muito fácil.

1- Processo de Compra de Imóvel em Orlando ou na Flórida em geral passo a passo:

Quando compramos uma casa à vista ou financiada o processo e bem básico:

Se a casa é financiada o processo é o mesmo o que precisamos apenas é a carta do banco com a aprovação do crédito.

A) Definimos qual e o objetivo para a compra desse imóvel: se é para se morar, aluguel ou aluguel por temporada (estarei escrevendo em breve sobre os diferentes tipos de imóveis para cada finalidade e a melhor região em Orlando para se comprar cada um).

B) Depois de definido o critério e a melhor utilização para o imóvel estaremos procurando em nosso sistema, que abrange todas as propriedades que estão no mercado as melhores casas ou apartamentos dentro dos parâmetros requisitados. As propriedades são apresentadas ao cliente que após analise escolhe as que mais gostou. Caso o cliente esteja em Orlando saímos para ver as propriedades escolhidas. Caso o cliente esteja no Brasil eu vou pessoalmente a cada propriedade, fotografo ou filmo a mesma e envio para o cliente para aprovação.

C) Escolhemos a casa e agora ? Fazemos uma oferta que requer muitas vezes um mínimo de apenas $1000.00 dólares de sinal (depositado em cartório) para termos um contrato executado.

D) Após o contrato executado firmamos o prazo para o fechamento que geralmente ocorre entre 15 à 30 dias depois da assinatura do contrato. Neste ponto o cliente já deu o sinal garantindo que o imóvel não pode ser mais negociado no mercado até a data acordada para o fechamento.

E) E se o imóvel tiver algum problema ? Na Flórida é de praxe pedirmos uma inspeção feita por um professional qualificado que vai apontar os defeitos existentes no imóvel e enviar um relatório completo para análise do comprador e corretor (geralmente fazemos isso quando o imóvel é usado). Agora neste ponto, o cliente pode aceitar os defeitos e continuar com a transação, pedir o reparo ou um desconto no preço original ou cancelar o contrato recebendo o seu depósito integralmente. Geralmente existe um prazo de 7 dias para que o cliente faça isso, se esse prazo for extrapolado o comprador perde o direito de reclamar pelos defeitos assim como o reembolso de seu depósito, continuando a transação como se aceitasse a casa como está ” AS IS”como falamos aqui.

F) Após a inspeção e de ambas as partes estarem satisfeitas o processo passa a ser feito dentro do cartório aonde vai ser executada toda uma análise da escritura para que se tenha certeza que não existe nenhum ônus ou alienação na mesma. O cartório então vai se certificar de que tudo esteja pago e caso haja alguma dívida pendente só é e feito o fechamento depois da quitação da mesma. Para dar uma maior garantia ao comprador ele recebe uma apólice de seguro cobrindo essa transação; isto quer dizer caso haja algum erro por parte do cartório (o que é muito difícil) o comprador esta coberto.

G) Nas vésperas do fechamento o cartório vai gerar um extrato com todos os custos e descontos para o vendedor e para o comprador e o valor final a ser pago pelo comprador. Este extrato e recebido por mim e conferido junto ao comprador. Após a conferência o comprador transfere os fundos* para o cartório, o que ocorre um pouco antes da data fechamento.

* Se os fundos estiverem no Brasil recomendamos que a transferência seja feita muito antes do fechamento devido à burocracia de algumas instituições ( ja ví casos de clientes perderem o fechamento e seu depósito por causa disso). O que eu recomendo e ajudo os clientes á fazer muitas vezes é a abertura de um conta nos Estados Unidos, mesmo estando no Brasil ou o envio através de nossa parceira Moneycorp uma empresa inglêsa especializada em transferência internacional de fundos que executa este processo rapidamente.

H) Oba é dia de fechamento ! Então o tão esperado dia chegou ! Na parte da manhã antes do fechamento eu sempre vou reconferir se o imóvel está em perfeitas condições. O fechamento pode ser presencial (no cartório) ou à distancia, com os documentos assinados e escaneados ou as vezes alguns cartórios pedem que o comprador envie os documentos assinados do Brasil pelo correio. No momento que o documento assinado é recebido por e-mail a casa é sua. Caso haja necessidade de envio de documentação pelo correio isso nao interfere na data do fechamento pois a cópia ja foi recebida por e-mail ! Agora já pegamos as chaves e estouramos o champagne !!! Alguns dias após a compra eu geralmente envio um link de um site do governo mostrando a propriedade já no nome do novo dono. Parabéns pela decisão de investir em um imóvel em Orlando.

Muito obrigado à todos e qualquer dúvida podem enviar perguntas ou os meus numeros de contato no Brasil e Estados Unidos estão no site.