Você já deve ter ouvido falar que é importante ser pré-aprovado para um financiamento no início do processo de compra de uma casa, mas o que isso realmente significa e por que é tão importante? Especialmente no mercado de hoje, com o aumento dos preços das casas e a alta concorrência do comprador, é crucial ter uma carta de pré-aprovação antes de fazer uma oferta. Aqui está o porquê.

Ser intencional e competitivo é essencial ao comprar uma casa este ano. A pré-aprovação de um credor é a única maneira de saber sua verdadeira faixa de preço e quanto dinheiro você pode pedir emprestado para seu empréstimo. Tão importante quanto, poder apresentar uma carta de pré-aprovação mostra aos vendedores que você é um comprador qualificado, algo que pode realmente ajudá-lo a conseguir a casa dos seus sonhos em um mercado ultracompetitivo.

Com estoque limitado de imóveis, há muito mais compradores ativos no mercado do que vendedores, e isso está criando uma concorrência séria. De acordo com a National Association of Realtors (NAR), as casas hoje estão recebendo uma média de 3,8 ofertas para os vendedores considerarem. Como resultado, as guerras de lances ainda são comuns. A pré-aprovação oferece uma vantagem se você entrar em um cenário de várias ofertas e, hoje em dia, é provável que você o faça. Quando um vendedor sabe que você está qualificado para comprar a casa, você está em melhor posição para potencialmente vencer a guerra de lances.

Freddie Mac explica:

“Ao ter uma carta de pré-aprovação do seu credor, você está dizendo ao vendedor que você é um comprador sério e que foi pré-aprovado para um financiamento pelo seu credor por um valor específico em dólares. Em uma verdadeira guerra de lances, sua oferta provavelmente será descartada se você ainda não tiver uma.”

Cada passo que você pode dar para obter uma vantagem como comprador é crucial quando o mercado atual está em constante mudança. As taxas de juros estão subindo, os preços estão subindo e as instituições de crédito estão atualizando regularmente seus padrões. Você precisará de orientação para navegar nessas águas, por isso é importante ter uma equipe de profissionais, como um agente de crédito e um consultor imobiliário de confiança, certificando-se de tomar as medidas certas e mostrar suas qualificações como comprador quando encontrar uma casa para comprar.

Em um mercado competitivo com baixo estoque, uma carta de pré-aprovação é uma peça revolucionária no processo de compra de casa. Ser pré-aprovado não apenas traz clareza ao seu orçamento de compra de casa, mas também mostra aos vendedores o quão sério você está comprando uma casa.