“Você pode atualizar sua casa, mas não pode atualizar sua localização.” Soa familiar, certo?

Quando você está em busca da casa dos seus sonhos, quase todos os corretores de imóveis lhe dirão que a localização é a consideração mais importante. Chegarão ao ponto de dizer que até uma casa em ruínas que precisa de reparos serve, mas não uma localização ruim. Porque você pode gastar um pouco para melhorar sua casa, mas a localização continua a mesma. Ou você também pode mudar sua casa para outro lugar (uma casa móvel, por exemplo), mas a localização de um terreno é estática!

Então você quer saber o que essencialmente torna a localização uma coisa tão crucial no setor imobiliário (além do fato de que não é portátil ou atualizável)?

5 fatores que dão importância à localização

Pronto para dar uma olhada em cinco fatores que fazem da localização um diferencial em imóveis de maior valor?

1) Escolas ao redor de uma propriedade

As escolas desempenham um papel importante na valorização das casas que se encontram nas suas imediações. Se uma casa estiver situada perto de uma escola, será automaticamente avaliada mais alto do que outras casas semelhantes longe da escola. Porque haverá mais demanda entre os compradores de casas com filhos em idade escolar. E, consequentemente, quanto melhor a classificação da escola, mais valiosas serão as propriedades.

Você pode perguntar, deve-se ainda considerar as escolas próximas se não tiver filhos? Sim, mesmo assim, um comprador deve considerar o distrito escolar da propriedade em que está interessado, pois isso o ajudará a revender a propriedade a um preço muito melhor. Assim, a presença das escolas complementa o valor do local em que se encontram!

2) Disponibilidade de Transporte

O transporte é uma necessidade para a maioria das pessoas, seja qual for o estrato social de onde venham – classe trabalhadora, classe média, classe alta ou elites. Eles precisam disso para seu deslocamento regular. Como nem todo mundo tem carro ou sabe dirigir, o transporte público tem uma demanda muito alta. Às vezes, as pessoas que têm seu próprio transporte preferem ônibus ou metrô locais para economizar. E, se não forem adultos, adolescentes menores de idade ainda pegam o metrô para se locomover de qualquer maneira (a menos que tenham permissão para dirigir). Em suma, a fácil disponibilidade de transporte é uma necessidade genuína para a maioria das pessoas. E, portanto, as casas que ficam próximas a estações de transporte e paradas de ônibus têm um valor premium, dada a conveniência de sua localização.

3) Taxa de criminalidade e segurança

Ninguém quer viver em uma localidade onde há crime desenfreado… Você definitivamente gostaria de evitar qualquer local conhecido por guerras de gangues, roubos, incidentes de assalto ou pior, violência sexual. Particularmente, se você tem uma família. Não é? Assim, como os compradores de casas evitam locais com atividades criminosas como a praga, os valores de suas casas ficam com os números mais baixos como consequência.

Por outro lado, propriedades que repousam em áreas tranquilas e seguras serão vendidas automaticamente por um preço alto. Simplesmente porque há uma forte demanda por eles e todos querem se mudar para lá…

4) Área Local e Amenidades

A maioria das pessoas quer ter sua casa em um local onde possa acessar facilmente as comodidades básicas, como comida, mantimentos e até entretenimento. Lugares distantes do centro da cidade, em algum lugar nos arredores da cidade, costumam ter preços baixos. Isso porque eles não oferecem nada ao potencial proprietário, exceto a própria casa. Você terá que percorrer longas milhas para conseguir comida, roupas, assistência médica, etc. E assim, as taxas serão baixas. Pelo contrário, um local imobiliário com tudo dentro de 10-15 minutos de carro ou a uma curta distância terá um preço bastante bom. Novamente, porque o local tem alta atratividade do comprador – e todo mundo quer morar lá (exceto os camponeses!)

5) Potencial de Apreciação Futura

Finalmente, o desempenho do setor habitacional depende em grande parte das políticas governamentais e dos futuros programas de desenvolvimento das empresas privadas. E, o sucesso desses projetos significará o sucesso do investidor imobiliário. Portanto, se houver muitos projetos em andamento para uma área, é provável que o mercado imobiliário nesse mercado floresça. Porque as pessoas vão querer uma parte do valor desse local depois que ele se elevar no futuro.

Assim, vendo o potencial futuro, o comprador atual estará disposto a pagar mais e os preços subirão. E lá se vai o quinto fator porque a localização é tão importante no mercado imobiliário!

Localização é o ÚNICO fator que você deve estar atento ao procurar uma casa. Seja para fins de investimento ou residência. Muito mais tarde vêm outros fatores como os quartos, banheiros, cozinha e tudo mais.

Depois de conseguir garantir uma casa em um local perfeito (considerando os pontos acima), você sempre pode dar a aparência que deseja. Isso é o que eles querem dizer quando dizem “você pode atualizar sua casa, mas…”