Há uma teoria econômica bem conhecida – a lei da oferta e demanda – que explica o que está acontecendo com os preços no mercado imobiliário atual. Simplificando, quando a demanda por um item é alta, os preços sobem. Quando a oferta do item aumenta, os preços caem. É claro que, quando a demanda é muito alta e a oferta muito baixa, os preços podem aumentar significativamente.

Compreender o impacto da oferta e da demanda pode fornecer as respostas para algumas perguntas populares sobre o mercado imobiliário de hoje:

* Por que os preços estão subindo?
* Para onde vão os preços?
* O que isso significa para os compradores de casas?

Por que os preços estão subindo?

De acordo com o último relatório Home Price Insights da CoreLogic, os preços das casas aumentaram 18,1% desde então, no ano passado. Mas o que está impulsionando o aumento?

Dados recentes de atividades de compradores e vendedores da National Association of Realtors (NAR) ajudam a responder a essa pergunta. Quando pegamos os dados de atividade do comprador da NAR e os comparamos com o tráfego do vendedor durante o mesmo período, podemos ver que a demanda do comprador continua a superar a atividade do vendedor por uma ampla margem. Em outras palavras, a demanda por casas é significativamente maior do que a oferta atual que está disponível para compra

Essa combinação de baixa oferta e alta demanda é o que está elevando os preços das casas. Bill McBride, autor do blog Calculated Risk, expõe melhor, dizendo:

“Por algumas medidas, os preços das casas parecem altos, mas os recentes aumentos de preços fazem sentido do ponto de vista da oferta e da demanda.”

Para onde vão os preços?

A oferta de casas para venda afetará muito os preços nos próximos meses. Muitos especialistas prevêem que os preços continuarão a aumentar, mas provavelmente irão se valorizar a um ritmo mais lento.

Os compradores que desejam comprar a casa dos seus sonhos podem ver isso como uma boa notícia. Nesse caso, a perspectiva é importante: uma ligeira moderação dos preços das casas não significa que os preços vão se depreciar ou cair. Os aumentos de preços podem ocorrer em um ritmo mais lento, mas os especialistas ainda esperam que eles aumentem.

O que isso significa para os compradores de casas?

Se você está esperando para entrar no mercado porque espera que os preços caiam, pode acabar pagando mais no longo prazo. Mesmo que os aumentos de preços ocorram em um ritmo mais lento no próximo ano, os preços ainda devem subir. Isso significa que a casa dos seus sonhos provavelmente custará ainda mais em 2022.

A verdade é que a alta demanda e a baixa oferta são o que está elevando os preços das casas no mercado imobiliário de hoje. E embora os preços possam aumentar em um ritmo mais lento nos próximos meses, os especialistas ainda esperam que eles subam. Se você é um potencial comprador de uma casa, vamos nos conectar hoje para discutir o que isso pode significar para você se esperar ainda mais para comprar.

Fonte: KCM